segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA MATEMÁTICA 9º ANO PROPRIEDADES BÁSICAS E A REPRESENTAÇÃO DE POTÊNCIAS POR NOTAÇÃO CIENTÍFICA.
Objetivo geral:
Saber operar com números em forma de potência, simplificar a escrita ao usar potencia de base dez e resolver problemas que envolva grandeza usada da física, química e biologia, usado notação cientifica.

Objetivos específicos:
 - Compreender o conceito de potência como uma multiplicação de fatores iguais efetuarem cálculos utilizando as propriedades das potências.
- Mostrar a necessidade da notação científica como recurso para facilitar o registro de grandes e pequenas quantidades. A partir de informações e de problemas construídos em sala de aula, aplicar o conceito e as propriedades da potenciação nesse tipo de registro.

Justificativa:
Justifica-se trabalhar tal tema, pois as potências fazem parte de diversas áreas do conhecimento, tais como a química, biologia, física, economia e outras, além de estar presente diariamente nas informações dos jornais, revistas, telejornais e outros meios de comunicação. Saber operar com as potências facilita a interpretação e resolução de determinados problemas.

Procedimentos metodológicos:
- Assistir o vídeo de motivação para o tema: A imensidão do micro e do macro cosmo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Cfp2zW0BCok
- Retomar com os alunos o conceito de potenciação, utilizando a base dez como exemplo. Por exemplo, pedir para que os alunos escrevam as palavras mil, milhão, bilhão e trilhão na forma numérica, transformando-as, a seguir, em potências de base dez.
- Apresentar o estudo de potências de base 10, inicialmente com o uso do ábaco (classes e ordens), explorando o significado dos números em geografia, astronomia, biologia e outras;
- Desenvolver problemas e exercícios que estimulem a aplicação das propriedades da potenciação no que se refere à soma e à subtração dos expoentes. Por exemplo: Um trilhão de reais dividido entre um milhão de pessoas tem como resultado quantos reais para cada pessoal?
Propor atividades de pesquisassem livros, jornais, revistas, internet e outros  envolvendo números grandes e pequenos. 

Recursos matérias e tecnológico:
Recursos de multimídias para apresentação do vídeo;
Livros, jornais, revistas e acesso a internet para pesquisa.

Avaliação:
Envolvimento com as atividades;
Relatos sobre o vídeo;
Apresentação da pesquisa;
Resolução de problemas;
Avaliação individual dos conceitos principais do tema abordado

Duração:

6 aulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário